Dicas sobre UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Fibras alimentares

No últimos anos, as fibras alimentares ou fibras dietéticas vem despertando grande interesse em pesquisas científicas. Entretanto, a investigação sobre o papel das fibras na dieta no organismo humano não é nova. A propriedade laxativa do farelo de trigo é reconhecida desde o tempo de Hipócrates e foi comprovada por pesquisas científicas realizadas nos anos 30, valorizando o emprego das fibras alimentares para tratar a constipação intestinal. Nos anos 50, alguns pesquisadores começaram a notar que em coletividades não submetidas aos processos da industrialização de alimentos, os casos de constipação intestinal eram raras, ou mesmo inexistentes.

Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.

Quer saber o segredo de uma aliada para manter a pele bonita e eliminar alguns quilinhos? Segundo o livro The F-Factor Diet, da autora Tanya Zuckerbrot, a receita é ingerir muitas fibras. Segundo um estudo, mulheres que passaram a ingerir de 12 para 24 fibras diariamente conseguiram absorver 90 calorias a menos por dia. Aqui vão algumas dicas para você entrar nesse cálculo também:

  • Em vez da aveia, prefira cereais integrais
  • Consuma amendoim torrado em vez de biscoito light
  • Estoure pipoca light no lugar do saquinho de batatas fritas
  • Tome um copo de suco tipo néctar de caixinha ou consuma um copo de iogurte
  • Polvilhe linhaça moída sobre seu cereal favorito.

FONTE: SITE WIKIPEDIA E NESTLE

0 comentários:

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008